Convite para Banca de Defesa de Dissertação

Postado por: Alex Rossini

CONVITE

O Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional convida a comunidade acadêmica para a Banca de Defesa de Dissertação do acadêmico Claudinei Ferreira da Silva intitulada “Modelagem Matemática: Contribuições para Cursos Técnicos em Eletrotécnica”, sob orientação da Prof.a Lilian Milena Ramos Carvalho, que será realizada no dia 03 de dezembro de 2021, às 13 horas, via videoconferência usando o GMeet pelo link https://meet.google.com/whv-asdt-syw.

 

 

 

Composição da Banca de Avaliação:

Prof.a Dra. Lilian Milena Ramos Carvalho – UFMS

Prof.a Dra. Rúbia Mara de Oliveira Santos – UFMS

Prof.a Dra. Gláucia Maria Bressan – UTFPR câmpus de Cornélio Procópio – PR

Suplente Externo: Prof.a Dra. Selma Helena Marchiori Hashimoto – UFGD

Suplente Interno: Prof. Dr. Edson Rodrigues Carvalho – UFMS

RESUMO DA DISSERTAÇÃO:

O presente estudo trata da aplicação da Modelagem Matemática no cálculo do fator de potência, através de atividades desenvolvidas com uma turma de alunos do curso de Eletrotécnica do IFMS Campus Campo Grande. A proposta de utilizar a modelagem matemática como estratégia de ensino, deve-se ao fato que muitos alunos tem dificuldade em resolver situações problemas que envolvam conceitos de eletricidade, que é um assunto estudado ao longo de todo curso. Dessa forma, associar os conceitos estudados desta disciplina com situações do cotidiano, fica mais prazeroso e fácil de assimilar em detrimento de se estudar inúmeras fórmulas que muitas vezes não fazem sentido para os alunos no primeiro momento. A pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados, foi realizada por meio de questionários, registros das respostas das atividades desenvolvidas pelos estudantes, observação e análise de respostas dadas pelos estudantes através do preenchimento de formulário online. Conceitos matemáticos como: teorema de Pitágoras, razões trigonométricas, medida de ângulos em graus e radianos, vetores, regra de três foram explorados e trabalhados com os estudantes. O tema fator de potência foi uma das aplicações desenvolvidas buscando a contextualização e a interdisciplinaridade com o intuito de inserir a matemática no cotidiano dos alunos. Sendo assim, os resultados dos dados obtidos veio ao encontro com a proposta da pesquisa, o que permitiu articular a Matemática com assuntos relacionados à Eletrotécnica.

Palavras-Chave: Modelagem Matemática, Ensino Médio Integrado, Instituto Federal,
Eletrotécnica.