História

Sobre o Mestrado Profissional em Rede Nacional

O Profmat é um programa de Mestrado Profissional (MP) da CAPES que oferece formação continuada para professores de matemática que atuam como regente de classe na Educação Básica. O  MP está inserido no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) gerido pela CAPES/MEC que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior.

Área de concentração: “Matemática na Educação Básica”, com as seguintes linhas de pesquisa:

I – Divulgação e Popularização da Matemática da Educação Básica;
II – Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias;
III – Formação de Professores de Matemática da Educação Básica.

Sobre a Rede Nacional:

A Rede Profmat é composta por diversas Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo a UFMS, que integra o programa desde 2011. Dessa forma, o curso oferecido em cada IES segue uma estrutura curricular unificada e um Regimento Nacional padronizado.

A Coordenação Nacional é conduzida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do IMPA, enquanto cada IES conta com um Coordenador Local responsável pela gestão do programa em sua instituição.

Avaliação Quadrienal (2017-2020): O PROFMAT foi validado pelo MEC com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

 

Sobre o Curso no Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

A Rede Profmat foi criada no final de 2010, com referendo da CAPES, e iniciou sua primeira turma em 2011. O Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) faz parte da Rede Nacional desde sua formação em 2011. Portanto, o Curso de Mestrado do INMA está em funcionamento há 14 anos.

Em Campo Grande, o Mestrado Profissional em Matemática do INMA é oferecido predominantemente na modalidade presencial. Até 2025, foram 14 turmas de ingresso (exceto em 2020, quando não houve oferta de vagas devido à pandemia), totalizando 83 mestres em matemática.